segunda-feira, 2 de maio de 2011

A morte de Osama Bin Laden

Osama Bin Laden morreu. Quando vi a notícia nos jornais, logo vieram algumas perguntas à cabeça: Como? Quando? Contudo, as respostas estão longe de serem respondidas a contento. Apenas o que sabemos é que as forças norte-americanas o mataram, em ataque à sua residência (E, diga-se de passagem, um de seus filhos e outras pessoas também foram mortas. Isto está certo?! A ação dos norte-americanos foi vista com naturalidade pela imprensa em geral) e que dizem que seu corpo foi sepultado no mar (desconsiderando a fé islâmica). Essa explicação basta?! Será que o assassinato do Osama ocorreu agora mesmo? Por que livraram-se do corpo e ninguém pode ver ou examinar? Muitas outras perguntas surgem sobre isto. Também nos perguntamos por que motivo ele não foi preso e julgado como deveria ser. Se bem que se fosse no mesmo tribunal no qual o Saddam Hussein foi "julgado" não mudaria muita coisa.

O porquê nós já sabemos. Osama era acusado de terrorismo e era líder da Al Qaeda. Mas esta é apenas uma resposta simplista. Sabemos que os EUA nunca engoliram aquele ataque de 11 de setembro de 2001 às torres gêmeas e outros pontos e que queriam vingança. VIngança que tem gerado, há anos, guerras no mundo árabe. A chamada "guerra ao terror", como eles intitulam, só tem espalhado mais terror e morte de milhares de civis no Iraque, no Paquistão e no Afeganistão (para não mencionar tantas ações norte-americanas em outras partes do oriente). É, outrossim, importante destacar que a morte de Osama Bin Laden ocorre em momento próximo às eleições para presidência dos EUA e o Obama é candidato à reeleição.

O terror tem sido espalhado pelos EUA em várias partes do mundo, isso não é novidade. Eles fomentam a guerra, por seus interesses econômicos, e depois aparecem como os que levam a ajuda humanitária. E ainda querem continuar com esse discurso hipócrita de democracia e direitos humanos que eles nunca respeitaram. E o Bush? Ele não deveria ser julgado por comandar tantos ataques ocasionando a morte de tanta gente?E o Obama, com todo o seu carisma, recebeu o prêmio Nobel da Paz, como em uma tentativa de melhorar a imagem do país dele perante o mundo. Ainda tem gente que pergunta o motivo de tanto ódio contra os norte-americanos. Por que será que que a bandeira dos EUA é queimada em tantas partes? Por que não é a do Brasil, ou de Camarões, da Bolívia, do Chipre...?

Ainda não podemos afirmar que repercussões a morte do Osama trará. As possibilidades são diversas. Há quem acredite que a Al Qaeda não deixará sem resposta. Outros crêem que dita organização encontra-se enfraquecida e que não tem força, no momento, para promover ataques contra os norte-americanos. Ademais, mencionamos a posição favorável da diplomacia brasileira quanto ao fato tal como ocorreu e demonstramos a nossa inquietação, não por defendermos a Al Qaeda ou algo assim. Mas porque há muito discurso de justiça quando ela está longe de existir.

***
Silvia Bochicchio

2 comentários:

  1. Eu não acredito nesta história! Já vi que as eleições para o Obama já estam garatidas. Estou farta deste maniqueísmo americano e da sua manipulação sobre a mídia. Até parece que em 10 anos, eles já não achariam o tal Osama? Se na ditadura que a polícia e o exército brasileiro não tinham a tecnologia que se possui hoje, a maioria dos militantes foram perseguidos, presos, torturados e mortos, quanto mais um "terrorista" procurado no mundo inteiro. Sinceramente, acho que os americanos são péssimos contadores de história! Beijos, Sori!!!

    ResponderExcluir
  2. Essas dúvidas são antigas, não acredito nesse povo arrogante da América do Norte, tampouco em Bin Laden, que se instrumentalizou com eles, penso nas vitimas dos 02 lados, acredito como os outros critico, que a morte deste senhor é tão antiga quanto o imperialismo americano, não tem corpo, nem ele representa o Islã, a briga ali virou pessoal, Bin Laden, contra antigos dirigentes.

    ResponderExcluir